A libertação de seis reféns em poder da guerrilha colombiana das Farc deve começar no próximo domingo, informou nesta quarta-feira (28) a senadora oposicionistas Piedad Córdoba, que participa das negociações.

CARREGANDO :)

"No domingo ocorre a primeira entrega", disse ela após reunião com o Comitê Internaciona da Cruz Vermelha, que coordena a operação. O governo brasileiro também participa, fornecendo apoio logístico e emprestando helicópteros.

A senadora também revelou que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) já decidiram o local onde ocorrerá a libertação.

Publicidade

No dia 21 de dezembro, as Farc anunciaram a libertação unilateral dos políticos Alan Jara e Sigifredo López, de três policiais e um militar que integram o grupo de 28 sequestrados que a guerrilha pretende trocar por 500 militantes presos. No início de janeiro, os rebeldes exigiram a presença de um avalista internacional na comitiva que receberia os reféns.

Participação brasileira

O Exército brasileiro deverá participar da operação, confirmou no último dia 24 o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

Segundo ele, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu auxílio para o governo brasileiro, que já está em entendimentos para que o Exército possa colaborar com a operação.

Veja também
  • Bomba explode e deixa 2 mortos em Bogotá
  • Logística brasileira atrasa libertação de reféns das Farc
  • Brasil emprestará helicópteros para libertação de reféns das Farc
  • Brasil vai ajudar na libertação de reféns na Colômbia
Publicidade