O líder do Hamas, Khaled Meshaal, alertou que Israel pode enfrentar outro levante palestino a menos que melhore as condições na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada.

CARREGANDO :)

Meshaal disse ao jornal palestino al-Ayyan em uma entrevista publicada na segunda-feira que a continuação de um embargo econômico do Ocidente ao governo palestino e de ações militares de Israel vão levar a "uma enorme explosão que vai afetar não só os palestinos, mas também toda a região, especialmente a entidade sionista".

"Eu alerto e digo que vejo que a atual situação está levando na direção das condições que prevaleceram no final da década de 1990...que abriram caminho para a intifida da al-Aqsa", disse Meshaal. "Eu alerto e sob 'alerto' coloco muitas linhas vermelhas".

Publicidade

O Hamas formou um governo de unidade no mês passado com a facção Hamas do presidente Mahmoud Abbas em uma tentativa de acabar com a luta interna e aliviar o embargo econômico de um ano.

Mas as tensões entre o Hamas e a Fatah continuam altas, particularmente na Faixa de Gaza, e uma proibição do Ocidente a ajuda direta à Autoridade Palestina continua em vigor.

O braço armado do Hamas quebrou um cessar-fogo de cinco meses em Gaza ao atirar foguetes contra Israel em resposta às mortes de nove palestinos por forças israelenses.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse no domingo que Israel vai adotar medidas para impedir que militantes palestinos atirem foguetes da Faixa de Gaza ou tentem se infiltrar no Estado judeu.

Publicidade