O líder da Coreia do Norte, Kim Jong il, chegou neste sábado (20) à Rússia e vai se encontrar com o presidente do país, Dmitry Medvedev, durante uma visita que deve se prolongar por uma semana, segundo informações do Kremlin. Esta é a primeira visita de Kim ao país em nove anos e representa um sinal dos crescentes esforços de Pyongyang para angariar apoio econômico e diplomático. A imprensa norte-coreana não especificou quando ocorrerá o encontro com Medvedev, mas informou que a visita de Kim era uma resposta a um convite feito pelo presidente russo.
A Coreia do Norte está ampliando seus esforços para assegurar ajuda e retomar negociações para desarmamento nuclear. No mês passado, um diplomata norte-coreano do alto escalão esteve em Nova York (EUA) para discutir o assunto.
Kim vai visitar a região ao leste da Rússia e viajará até a Sibéria, informaram autoridades russas e norte-coreanas à Agência de Notícias Central Coreana (KCNA, na sigla em inglês). O serviço de comunicação do Kremlin informou que os detalhes da visita ainda estavam sendo organizados. A última visita de Kim à Rússia foi em 2002, quando ele realizou uma viagem de quatro dias pelo Leste. No ano anterior, no entanto, ele cumpriu jornada de 24 dias pelo país, sempre viajando de trem. Por não viajar de avião, o líder norte-coreano sempre utiliza um trem especial. As informações são da Associated Press.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura