O ex-ministro das Finanças da Grécia e líder do partido socialista Pasok, Evangelos Venizelos, se reunirá nesta sexta-feira com o líder do partido conservador, Antonis Samaras, vencedor das eleições parlamentares, em um último esforço para formar um governo de coalizão.
Ambos os líderes se reunirão sabendo que uma falha em chegar a um acordo pode levar a Grécia a realizar novas eleições no próximo mês, o que poderia colocar a adesão do país à zona do do euro em risco.
Apesar de sofrer uma grande perda de apoio, a Nova Democracia de Samaras conquistou a maioria dos votos nas eleições do fim de semana passado, mas não o suficiente para formar um governo. O Pasok foi alvo de furiosos eleitores, que o culpam pela sua gestão da crise financeira. O terceiro lugar obtido pelo partido na eleição foi seu pior resultado em 40 anos.
As duas rodadas de negociações para formar uma coalizão se mostraram até agora infrutíferas.
A maioria dos gregos é contrária à realização de um novo pleito. A primeira pesquisa após a votação de domingo, feita pelo instituto Marc, mostra que dois em cada três eleitores preferem a formação de um governo de coalizão.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast