A Liga Árabe disse neste domingo que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deveria definir um cronograma para a saída de todas as tropas estrangeiras do Iraque.

CARREGANDO :)

O secretário-geral da Liga, Amr Moussa, listou os tópicos considerados chave pela organização para o desembaraço da crise no Iraque.

Além da definição de um cronograma para a saída da coalizão liderada pelos Estados Unidos, a lista inclui o pedido para uma distribuição justa da riqueza e o fim das milícias, demandas repetidas diversas vezes pelos líderes árabes.

Publicidade

``Eu sugiro que essas bases sejam incluídas em uma resolução obrigatória do Conselho de Segurança da ONU que todas as partes envolvidas no Iraque respeitem e cumpram'', disse Moussa em um discurso no encontro de ministros de Relações Exteriores de países árabes.

Os Estados Unidos rejeitam os pedidos de definição de um cronograma para que suas tropas, que representam a ampla maioria da força multinacional, deixem o país invadido em 2003.

Os governos árabes têm pouca influência sobre Bagdá. O representante iraquiano na Liga Árabe renunciou em janeiro dizendo-se frustrado pela situação do país.