Os presidentes dos EUA, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, estão entre os 205 inscritos para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz, segundo relatos da imprensa norueguesa.
"É bem fácil ser indicado para o prêmio, mas isso não significa um endosso do Comitê Nobel", afirmou Geir Lundestad, diretor do Instituto Nobel de Oslo.
De acordo com Lundestad, o número de inscritos para este ano ultrapassa o recorde estabelecido em 2005, quando 199 inscrições foram feitas. "Esse é o maior número de candidatos já registrado", disse o diretor do instituto.
A identidade dos candidatos normalmente é mantida em segredo durante 50 anos, mas alguns nomes podem ser divulgados, desde que essa divulgação seja autorizada pelas pessoas que fizeram a indicação.
Apesar de estar há pouco tempo no cargo, o nome do presidente americano teria sido indicado por uma pessoa que não quis se identificar. Já Sarkozy teria sido indicado por seus esforços em obter um acordo de paz entre a Rússia e a Geórgia, que estiveram à beira de uma guerra aberta em agosto.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Militares dependem da boa vontade de Moraes para garantir direitos fundamentais; acompanhe o Sem Rodeios
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra