Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diplomacia

Lula e premier turco criticam potências

Lula e Erdogan, em Brasília: líderes garantem comprometimento com o Irã | Adriano Machado/AFP
Lula e Erdogan, em Brasília: líderes garantem comprometimento com o Irã (Foto: Adriano Machado/AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, fizeram ontem uma defesa conjunta do acordo nuclear com o Irã, formulado pelos dois países, e criticaram a rejeição por parte das po­­tências que compõem o Con­­selho de Segurança da Organi­­zação das Nações Unidas (ONU).

"Provavelmente, se o Conse­­lho de Segurança tivesse países sem armas nucleares, a possibilidade de fazer acordo seria ma­­ior’’, disse o presidente brasileiro.

Erdogan, reforçando a crítica de Lula, afirmou: "Os países que estão criticando são os países que têm arma nuclear, e isso é contraditório’’.

Os dois presidentes afirmaram que o comprometimento com o programa nuclear iraniano não será interrompido. Er­­do­­gan disse, inclusive, que já en­­caminhou cartas a 27 países. O lí­­der disse estar convencido de que Teerã não tem fins bélicos em seu programa nuclear.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.