O presidente do México, Felipe Calderón, brincou nesta quarta-feira (17) com o ataque a sapatadas ao presidente dos Estados Unidos, George Bush, no Iraque. Antes do começo da entrevista coletiva dos presidentes depois do término da Cúpula América Latina e Caribe, o mexicano disse ao chegar na sala: "guardem seus sapatos, por favor", arrancando risos dos jornalistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também pegou carona no bom humor do colega. Segundo ele, devido ao calor da capital baiana era melhor que os jornalistas não ficassem descalços para atacar as autoridades.
"Gente, por favor, ninguém tira o sapato. Aqui, como é muito calor, quando alguém tirar o sapato a gente vai perceber por causa do chulé", disse rindo.
No domingo (14), o presidente Bush foi atacado por um jornalista durante uma entrevista coletiva, no Iraque. O norte-americano foi ágil e evitou que os sapatos o atingissem.
Na terça-feira (16), um ministro próximo a Lula disse que o presidente considerou o fato preocupante. "O presidente disse que essas coisas são ruins. Ele disse que é um negócio complicado, porque começa com um sapato e depois pode jogar outra coisa", contou o auxiliar do presidente.