Depois de passar a semana em Londres como convidado da rainha Elizabeth, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca neste sábado em Viña del Mar para prestigiar a posse da primeira mulher eleita presidente do Chile, Michelle Bachelet. Apesar dos inúmeros pedidos de audiências, Lula ficará pouco mais de cinco horas no território chileno e só abriu sua agenda para audiências com Bachelet e os primeiros-ministros do Marrocos, Drisse Jetou, e da Nova Zelândia, Helen Clark.
A expectativa de autoridades brasileiras é de que a posse de Bachelet possa estreitar ainda mais as relações entre Brasil e Chile, já consideradas excelentes. Isso devido à grande preocupação da nova presidente chilena em aumentar no país o grau de proteção social a idosos e crianças. Logo depois do almoço que será oferecido a todos os chefes de Estado presentes na cerimônia de posse, Lula deverá ter um encontro reservado de pelo menos 15 minutos com Bachelet.
Lula deve desembarcar na Base Aérea de Viña del Mar às 10h50m. De lá, ele e sua comitiva seguem direto para Valparaíso, onde Bachelet deverá ser empossada numa cerimônia no Congresso Nacional. Após a solenidade, todos os convidados oficiais serão recebidos num almoço no Palácio Presidencial de Cerro Castillo. Antes de retornar ao Brasil, Lula deverá receber na suíte presidencial do Hotel Sheraton Miramar os primeiros-ministros do Marrocos e da Nova Zelândia.
Deixe sua opinião