Lula posa ao lado de Rául Castro (dir.) logo após assinatura de contrato entre a Petrobras e Cuba Petróleo para exploração de petróleo| Foto: Adalberto Roque / Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta sexta-feira (31), em Havana, um desejo inusitado, às vezes descrito em histórias em quadrinhos, o de tomar banho de petróleo. Lula contou a história no discurso que fez durante assinatura de um contrato da Petrobras com a Cuba Petróleo, para investimentos de US$ 8 milhões na prospecção do óleo na parte norte da ilha.

CARREGANDO :)

O contrato tem duração de 35 anos, sete para exploração e 25 para produção. Se petróleo for encontrado e se a empresa cubana quiser se associar com a Petrobras, terá de pagar à estatal brasileira os valores já investidos.

"Em Jubarte, no Espírito Santo, eu botei a mão em petróleo tirado de uma profundidade de 4.375 metros. Uma coisa extraordinária. Eu confesso pra vocês: tive vontade de tomar um banho de petróleo. Mas aí o Gabrielli (José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras), disse que não podia, porque tinha produtos químicos perigosos no óleo cru." Na ocasião, Lula limitou-se a lambuzar as mãos de óleo, esta uma tradição bem mais comum entre os magnatas do petróleo.

Publicidade

Na presença do presidente cubano, Raúl Castro, que chegou de surpresa à cerimônia de assinatura do contrato, Lula afirmou que, se houver petróleo no litoral de Cuba, "a Petrobras vai encontrar", seja a 3 mil metros, seja a 7 mil. "Porque, no Brasil, descobrimos uma quantidade tão grande de petróleo que ainda não podemos medir." Lula acrescentou que a tecnologia desenvolvida pelo Brasil de exploração de petróleo em águas profundas transformará o País "num dos maiores produtores do mundo".

Lula criticou as altas do preço do petróleo, que nos momentos de pico chegou a U$ 150. "Eu perguntava pro Chávez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela), pro Gabrielli, por que o petróleo estava custando tão caro. Aí, eles diziam: é por causa do consumo dos chinós (sic). Eles estão comprando demais. Aí, veio a crise, os chinos continuam comprando do mesmo tanto e o preço do petróleo caiu para US$ 80. Era tudo especulação, porque o mundo passou a viver um momento de especulação", disse Lula.

Há cerca de oito anos a Petrobras investiu U$ 15 milhões na exploração de petróleo em Cuba, mas o potencial das reservas decepcionou e o projeto foi abandonado. Depois de um ano e meio tentando encontrar petróleo no norte da ilha, em parceria com a canadense Sherry Gordon, a Petrobras desistiu do investimento logo após perfurar o primeiro poço. Agora, de acordo com a empresa, as buscas serão feitas na região até a 12 quilômetros da praia, próximo do local onde foram encontradas as únicas reservas de petróleo de Cuba em terra.