O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse há pouco que pretende conversar com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez e com o presidente eleito da Colômbia, Juan Manoel Santos, para tentar restabelecer a relação diplomática entre os dois países.
Lula ressaltou que o Brasil tem interesse de que a União de Países Sul-Americanos (Unasul) construa um "ambiente de paz" para uma solução diplomática para o impasse. "Pretendo conversar muito com o Chávez, muito com o Santos, porque eu acho que é um tempo de paz e não de guerra", disse Lula após encontro com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no Palácio do Itamaraty.
"Temos interesse da Unasul construir a paz. Temos que restabelecer a normalidade nas relações entre Venezuela e Colômbia porque são dois países importantes para nós na América do Sul".
Lula disse ainda que aproveitará a visita que fará à Venezuela, no próximo dia 6, e à Colômbia, no dia 7, para dialogar com Chávez e Santos. "Ainda não vi conflito. O que ouvimos mais aqui na América Latina é conflito verbal. Temos que ter, primeiro, paciência, de que o presidente Santos tome posse. Estarei na Venezuela no dia 6 para reunião bilateral com o Chávez, à noite pretendo ir para a Colômbia para o jantar de despedida do [presidente colombiano Álvaro] Uribe. Pretendo conversar com o Uribe, e no dia seguinte vou participar da posse do presidente Santos".