O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse neste domingo (16) que mantêm o presidente Hugo Chávez "informado" do que acontece no país, enquanto o líder se recupera de uma operação realizada na terça-feira passada em Cuba.
Durante uma entrevista coletiva junto ao comando de campanha do Governo por ocasião das eleições regionais que acontecem neste domingo na Venezuela, Maduro assegurou que Chávez já transmitiu "várias mensagens" depois da operação em Havana.
"Nós o mantemos informado através de nosso contato em Havana", afirmou Maduro em alusão ao ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do chefe de Estado, assim como por meio dos funcionários que viajaram à ilha, entre eles o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello.
O próprio Arreaza assegurou no sábado em um contato telefônico com os presentes a um ato oficial que Chávez superou "pouco a pouco" os momentos difíceis após a operação e que "já está na plenitude de suas condições intelectuais".
Chávez viajou na segunda-feira para a quarta operação que enfrentou no último ano e meio desde que lhe foi detectado um câncer na região pélvica, cuja reaparição o levou a cogitar pela primeira vez a possibilidade de não poder assumir o Governo para os próximos seis anos, período para o qual foi reeleito no último mês de outubro.
O governante venezuelano designou Maduro como seu sucessor e lhe delegou o poder durante sua ausência do país por causa da intervenção cirúrgica, que o Executivo, descreveu como "complexa" e que se prolongou durante mais de seis horas.
Maduro convidou os venezuelanos a votar nas eleições regionais de hoje e o qualificou como "um dia em onde o povo vai ratificar seu amor, seu amor pátrio" ao presidente.