Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
crise

Mais de 1.200 militares morreram no conflito no leste da Ucrânia

Mulher caminha perto de casas destruídas por bombardeios recentes na cidade de Slavyansk,  Ucrânia | REUTERS/Vasily Fedosenko
Mulher caminha perto de casas destruídas por bombardeios recentes na cidade de Slavyansk, Ucrânia (Foto: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Mais de 1.200 militares ucranianos morreram no conflito armado com os separatistas pró-Rússia, informou neste sábado o presidente Petro Poroshenko durante sua visita ao leste da Ucrânia pelo Dia das Forças Armadas da Ucrânia.

"1.252 militares morreram e quase três mil ficaram feridos", disse o líder ucraniano no aeroporto militar Chuguyevo, na região de Kharkiv, durante um encontro com soldados das tropas de Kiev.

Durante uma cerimônia da entrega de novos veículos pesados, helicópteros, armas e munição para a operação antiterrorista, Poroshenko assinalou que continua sendo partidário do acerto pacífico do conflito.

"Até ao entregar essas armas desejo a paz. Só com forças armadas fortes, um exército potente e um espírito sólido poderemos garantir a paz no país", declarou.

De acordo com o boletim militar de Kiev, entre as novas máquinas que serão levadas para a zona do conflito no leste ucraniano estão tanques Bulat, T-64BV, T-72, veículos pesados BTR 4E e BTR 3E1U, sistemas antiaéreos 2C1 "Gvozdika", caminhões KRAZ e helicópteros Mim-8 e Mi-2.

São no total 31 tanques e uma dezena de helicópteros, segundo os dados do Ministério da Defesa.

O último relatório da missão de direitos humanos da ONU indicou que o conflito armado na Ucrânia já causou mais de 4.300 mortes e deixou mais de dez mil feridos.

Apesar do acordo de cessar-fogo entre o governo e os líderes dos grupos separatistas, fechado em 5 de setembro, as hostilidades não cessaram no leste da Ucrânia e em média 13 pessoas morreram por dia desde então, segundo o organismo.

Os separatistas cifram em cinco mil o número de mortos pelo conflito armado nas regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.