O embaixador Everton Vieira Vargas, que coordena no Itamaraty o grupo de apoio aos brasileiros no Líbano, informou que nesta terça-feira às 6h (hora de Brasília) sairá um novo comboio de nove ônibus do Vale do Bekaa transportando 260 pessoas pela fronteira norte do Líbano, já que a fronteira leste está bloqueada. Dessas 260 pessoas, 230 vão para Adana, na Turquia, numa viagem de 14 horas, e as demais (idosos, doentes e crianças), para Damasco, na Síria, cuja viagem é mais curta.

CARREGANDO :)

De acordo com o Itamaraty, a maior parte das pessoas vai para Adana porque nesta segunda-feira pela manhã o número de pessoas que tinham se cadastrado na Embaixada do Brasil em Damasco subiu de 330 para 391. O embaixador acredita que isso pode ter acontecido por conta do recrudescimento dos ataques na região. Daí a opção por levar as pessoas para Adana.

Na quarta-feira também está previsto o deslocamento de 200 brasileiros de Beirute para Adana, num comboio de quatro a cinco ônibus. Também na quarta, um Boeing da Força Aérea Brasileira (FAB) com 150 lugares sai de Adana com destino ao Brasil.

Publicidade

Interatividade

O G-8 diz que cabe ao Hezbollah encerrar o conflito com Israel no Líbano. Você concorda?