Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Expectativa

Manifestantes aguardam Zelaya na fronteira de Honduras com Nicarágua

Milhares de manifestantes, apoiadores do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, partem rumo fronteira do país com a Nicarágua para aguardar a possível chegada do líder, afastado do governo por um golpe militar, no dia 28 de junho. "Todos devem estar reunidos para receber o nosso presidente na fronteira", convocam os carros de som, que circulam livremente na capital Tegucigalpa.

Zelaya já avisou que retorna ao país, independentemente do resultado das negociações com o presidente de provisório, Roberto Micheletti. As negociações, lideradas pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, por enquanto, foram mal sucedidas. Existem três pontos oficiais de fronteira entre Honduras e Nicaragua, mas o presidente deposto não informou o caminho que pretende seguir. "Seremos milhares, e duvido que os militares consigam nos impedir de festejar a chegada do nosso presidente", afirmou o advogado Renne Barahona.

Zelaya foi deposto no dia 28 de junho, na véspera de uma consulta popular, que decidiria pela instalação ou não de uma assembleia constituinte. A consulta foi considerada ilegal pelo Congresso e pela Justiça de Honduras, que temiam o uso das novas leis para permitir a reeleição do presidente.

Entre os moradores da região central da capital, a maioria apoia o governo golpista. "Zelaya traiu o povo com a sua constituinte. Agora, ele deve pagar pelo mal que cometeu. Zelaya quer transformar Honduras em um brinquedo do presidente da Venezuela, Hugo Chavez", justificou o engenheiro Rafael Menezes.

Os apoiadores de Zelaya fecharam durante quase toda a manhã de desta quinta-feira (23) o acesso norte da capital. Não houve confrontos com a polícia. Uma greve geral entre quinta e sexta-feira (24), convocada pelo grupo do presidente deposto, teve adesão apenas parcial neste primeiro dia. Lojas e repartições públicas funcionaram normalmente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.