Os anos de 2015 e 2016 foram marcados por atentados terroristas que chocaram o mundo. Não foi só a ascensão do Estado Islâmico (EI) que fez dezenas de mortos ao redor do globo, mas também ataques de grupos que atuam há décadas, como o nigeriano Boko Haram, o fundamentalista Talibã, que se difundiu no Paquistão e, principalmente, no Afeganistão, e a Al-Qaeda, também afegã e que atua desde o final da década de 1980.
Dentre os atos que mais chamaram a atenção pública em 2015, destacam-se o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro, que terminou com 12 mortos, e a invasão à casa de espetáculos Bataclan, com mais de uma centena de mortos. Ambos ocorreram em Paris.
Já em 2016, houve o ataque a Nice, na França, onde um caminhão avançou contra dezenas de pessoas durante as comemorações do Dia da Bastilha, e o tiroteio na boate gay Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos. Na última segunda-feira (19), o mundo também ficou chocado com o assassinato do embaixador russo na Turquia, em Ancara, e com o caminhão que atropelou visitantes de uma feira natalina em Berlim.
Confira o mapa preparado pela Gazeta do Povo com os principais atentados terroristas dos últimos dois anos:
Colaboraram: Cecília Tümler e Mariana Balan.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião