Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão diplomática

Marinheiro britânico preso pede desculpas por "invasão", em TV iraniana

Um dos 15 marinheiros britânicos detidos pelo Irã no dia 23 de março no Golfo reconhece uma "entrada ilegal" do grupo em águas iranianas, em uma entrevista à televisão iraniana em língua árabe.

A emissora oficial Al-Alam exibiu imagens de um marinheiro que disse, em inglês, lamentar profundamente ter entrado em águas iranianas.

"Entramos em águas iranianas sem permissão e fomos detidos pela guarda-costeira iraniana. Queria apresentar desculpas ao povo italiano", disse Nathan Thomas Sommers, em nota que também foi divulgada pela iraniana Irna.

Na quarta-feira à noite foram exibidas imagens de marinheiros britânicos, entre eles a única mulher do grupo, Faye Turner, de 26 anos, que também admitiu a entrada em águas iranianas.

Londres afirma que seus militares estavam em águas iraquianas no momento da captura.

Ainda na capital inglesa, o Irã denunciou "um ato ilegal", mas não exigiu desculpas à Grã-Bretanha na "nota diplomática formal" enviada quinta-feira (29) à noite pelo caso dos marinheiros capturados, cujo texto foi divulgado esta sexta-feira pela embaixada iraniana em Londres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.