O presidente do México, Enrique Peña Nieto, disse nesta sexta-feira que as medidas em matéria migratória anunciadas na quinta-feira (20/11) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, são um reconhecimento ao trabalho de milhões de mexicanos.

CARREGANDO :)

"As ações valorizam as grandes contribuições de milhões de mexicanos ao desenvolvimento do país vizinho da América do Norte", afirmou Peña Nieto ao expressar seu reconhecimento a Obama em um ato público realizado na capital mexicana.

"Os beneficiados são migrantes de origem mexicana que vivem há anos nos Estados Unidos", ressaltou o presidente mexicano sobre a decisão de Obama de regularizar unilateralmente mais de cinco milhões de imigrantes ilegais.

Publicidade

Peña Nieto destacou que as medidas incluem opções educativas e trabalhistas para estas pessoas. Além disso, "permitirão que mais famílias permaneçam unidas e que inclusive possam recuperar laços com seus parentes que estão no México", acrescentou.

"Estas medidas são de alívio para migrantes, especialmente de origem mexicana, são as mais importantes que se tomaram em várias décadas, praticamente nos últimos 30 anos", elogiou.

O governante mexicano disse que após saber do anúncio da Casa Branca deu instruções à chancelaria para que a rede dos 50 consulados que o México tem nos EUA "ofereça apoio aos mexicanos naquele país que desejem beneficiar-se destas medidas executivas".

Os mexicanos representam o maior número de migrantes ilegais nos Estados Unidos. De acordo com estatísticas do Centro de Pesquisa Pew, dos 11,2 milhões de migrantes em situação irregular que viviam em 2010 nos EUA, 6,5 milhões eram mexicanos.

Publicidade