O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse nesta quinta-feira que alertou o presidente da Síria, Bashar Assad, que ele enfrentará um "triste destino" se fracassar em introduzir reformas no seu país e abrir um diálogo pacífico com a oposição. Em comentários publicados pelas agências russas de notícias, Medvedev afirmou que deu a mensagem diretamente ao mandatário sírio.
Mais uma ofensiva do Exército da Síria, nesta semana contra a cidade de Hama, deixou dezenas de pessoas mortas desde a segunda-feira.
"Lamentavelmente, muitas pessoas estão morrendo por lá. Isso nos provoca profundas preocupações", disse Medvedev. "É por isso que tanto no nível pessoal quanto em cartas que eu enviei a ele (Assad) enfatizei que é necessário conduzir urgentemente as reformas, negociar com a oposição, restaurar a paz civil e criar um Estado moderno", disse Medvedev.
"Se ele fracassar em fazer isso, enfrentará um triste destino. No final, nós também teremos que tomar decisões. Por enquanto, observamos como a situação se desdobra. Ela muda e nossa abordagem também está mudando".