O russo B,acusado de contrabando de armas, chegou na terça-feira à Nova York, vindo da Tailândia, para ser indiciado pelos Estados Unidos por terrorismo, informou o Departamento de Justiça norte-americano.

CARREGANDO :)

Ex-integrante da Força Aérea da Rússia, Bout, de 43 anos e conhecido como o "Mercador da Morte", é acusado pelos EUA de traficar armas desde 1990 para ditadores e áreas de conflito na África, América do Sul e Oriente Médio.

Bout foi levado de Bangcoc para Nova York em um pequeno avião a serviço dos EUA, informou o departamento.

Publicidade

"Viktor Bout foi indiciado nos Estados Unidos, mas sua suposta atividade no tráfico de armas e de apoio a conflitos armados na África tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. Sua extradição é uma vitória para o domínio da lei mundialmente", disse o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, em um comunicado.

"Há muito tempo considerado um dos mais prolíficos traficantes de armas, o sr. Bout vai agora aparecer diante de uma corte federal, em Manhattam, para responder por conspiração para venda de milhões de dólares em armas para organizações terroristas, usadas para tentar matar americanos", declarou Holder.

Bout vinha contestando a extradição desde sua prisão em Bangcoc, em março de 2008, em uma operação liderada pelos EUA.

O governo tailandês autorizou a extradição, apesar de a Rússia afirmar que era ilegal e poderia minar as relações entre os EUA e a Rússia, que descreveu a medida como politicamente motivada.

Publicidade