Nova-iorquinos começaram a se preparar para a grande tempestade de neve deverá chegar em Nova York na manhã de sábado| Foto: Bryan Thomas/AFP

Uma forte nevasca avança para a Costa Leste dos Estados Unidos, podendo despejar até 60 centímetros de neve em algumas áreas. Ante as advertências por parte das autoridades, dezenas de milhões de moradores do Norte da Geórgia, no Sudeste, até Nova York, no Nordeste, se recolheram em suas casas. Mais de sete mil voos foram cancelados e seis estados declaram emergência.

CARREGANDO :)

A neve começou a cair na sexta-feira, mas o pior ainda está por vir, com ventos fortes e queda de neve pesada podendo produzir condições de tempestade perigosas durante todo o sábado, de acordo com Serviço Nacional de Meteorologia.

As previsões indicam mais de 1,2 centímetros de gelo na Carolina do Norte e do Sul e inundações costeiras potencialmente graves no Centro-Atlântico.

Publicidade

Antes de a neve começar a cair na sexta-feira à tarde, foi declarado estado de emergência em várias áreas, parlamentares voltaram às suas casas e escolas, escritórios do governo e sistemas de transporte foram fechados na Costa Leste, da Geórgia — no Sul — até a cidade de Nova York.

Neve e gelo dificultam os deslocamentos, com milhares de acidentes e pelo menos nove mortes nas estradas da região. Na noite de sexta-feira, a Polícia Estadual da Virgínia havia relatado 989 acidentes de carro em todo o estado desde o início da tempestade, acrescentando cerca de 800 veículos foram atendidos com problemas, disse Ken Schrad, porta-voz do Centro de Informação Conjunto da Polícia Estadual da Virgínia.

Em Washington, o governo federal fechou seus escritórios ao meio-dia e transportes públicos permanecerão fechados até domingo. Até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi um dos muitos que não saiu às ruas, permanecendo na Casa Branca.

Cerca de 7.600 voos foram cancelados na sexta-feira e sábado, o equivalente a 15% do serviço de transporte aéreo, de acordo com serviço de rastreamento de voos FlightAware. Espera-se que as companhias voltem a operar no domingo à tarde.

Na sexta-feira à noite, partes do Kentucky, Carolina do Norte e no Virginia tinha mais de 30 centímetros de neve, e em algumas áreas da Pensilvânia, Carolina do Sul e Tennessee tinha caído mais de 15 centímetros.

Publicidade
Veja também
  • EUA se preparam para supertempestade de neve; voos foram cancelados
  • Prefeito antipizza proíbe forno a lenha para combater poluição
  • Foguete da SpaceX causa explosão espetacular em tentativa de pouso