Os 33 homens presos há mais de dois meses numa mina chilena a mais de 600 metros de profundidade começarão a ser resgatados nesta terça-feira, em uma operação que colocará fim a uma epopeia que atraiu a atenção em todo o mundo.
Caía o sol no árido deserto do Atacama chileno quando os mineiros se preparavam para entrar em uma cápsula que apenas lhes permite mover os braços e pela qual serão içados durante 15 a 20 minutos até chegar na superfície.
"Agora estou tranquila, mas muito ansiosa", disse Jessica Salgado, que espera poder ver e abraçar em breve seu marido Alex Vega, um dos mineiros que conta os minutos para sair da mina.
O presidente de Chile, Sebastián Piñera foi supervisionar o trabalho de resgate da mina e afirmou que o resgate está perto de começar.
"A fé moveu montanhas. Porque foi a fé, a força, a coragem, a vontade desses 33 mineiros, de suas famílias, das equipes de resgate, do governo e de todos os chilenos que fizeram possível este milagre", afirmou o presidente chileno diante de dezenas de câmaras de televisão de todo o mundo.
Depois de pedir que as igrejas do país toquem seus sinos quando o primeiro mineiro for resgatado, o presidente disse que a tarefa completa de resgate deve levar entre 24 e 48 horas.
Durante as últimas semanas os mineiros têm se mostrado tranquilos e vêm colaborando com a equipe de resgate. Eles têm feito exercício e recebido presentes.
Os homens estão há 68 dias nas profundezas quentes e úmidas de uma pequena mina de ouro e cobre no Atacama, após o acidente em 5 de agosto, e agora enfrentam uma viagem bastante angustiante até a superfície em cápsulas construídas especialmente para esse fim.
Esposas, filhos, pais e amigos estão esperando num árido e pedregoso local a cerca de 625 metros acima de onde os mineiros estão presos no chamado "Acampamento da Esperança".
Toda a nação chilena, ainda se recuperando do devastador terremoto de fevereiro, está pronta para comemorar.
VIGÍLIA DOS PARENTES
Muitos parentes dos mineiros faziam vigílias à medida em que o ponto alto da operação de salvamento se aproximava.
Noemi Donoso, cujo genro de 43 anos, Samuel Avalos, está entre os presos na mina, orava com outros quatro membros da família. Eles davam as mãos uns aos outros para formar um círculo, cantando hinos e entoando "aleluia" e "glória a Deus".
Sua filha havia acabado de chegar para arrumar o cabelo em um salão de beleza improvisado em outra barraca do acampamento.
"Ela foi ao salão para se arrumar para ficar bonita quando o receber", afirmou Donoso, ao mesmo tempo em que uma criança sapeca corria pelo acampamento.
O resgate testou na segunda-feira com sucesso uma cápsula apelidada de "Fênix" --pássaro mitológico que renasceu das cinzas--, após a construção parcial de um túnel com um duto de escape com tubos de metal para evitar qualquer desastre de última hora.
A equipe de resgate inicialmente encontrou os homens --milagrosamente todos vivos 17 dias após o acidente-- através de um buraco da espessura de uma uva, que se tornou o cordão umbilical utilizado para passar gel hidratante, água e comida a fim de mantê-los vivos durante uma das mais ambiciosas operações de resgate do mundo.
Os homens bateram o recorde de trabalhadores que mais tempo sobreviveram no subsolo após um acidente envolvendo minas e agora têm de fazer exercícios para perderem peso.
Tem sido uma espera angustiante.
"Estamos fazendo o máximo que podemos agora. Estamos quase lá", disse Gaston Henriquez, acampado próximo à entrada da mina desde o acidente, esperando que seu irmão José escape.
Um dos 33 mineiros é boliviano, e o mandatário da Bolívia, Evo Morales, prometeu fazer uma visita à mina.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse acompanhar a distância os mineiros, suas famílias e as equipes de resgate.
"Ainda que falte muito para que o resgate seja concluído e ainda exista trabalho árduo pela frente, oramos para que, com a graça de Deus, os mineiros possam sair a salvo e regressar rapidamente para suas famílias", disse Obama em comunicado.
ETAPAS DO RESGATE
Quando a operação começar, levará até 48 horas para a retirada dos mineiros. Alguns bombeiros descerão para ajudar os mineiros a se prepararem para retornar à superfície.
O primeiro a descer na cápsula será um dos cinco homens da equipe de resgate que coordenará as tarefas dentro da mina. Quando chegar ao fundo da mina, subirá então o primeiro mineiro para a superfície.
Primeiro subirão os mineiros mais debilitados e então os mais fortes. Os mineiros terão seus olhos vendados e receberão imediatamente óculos escuros para não prejudicar a visão após passarem tanto tempo no escuro.
As autoridades não deram mais detalhes sobre a ordem de saída dos mineiros, mas no primeiro grupo deve estar o trabalhador boliviano.
Ao chegarem na superfície, os mineiros serão imediatamente levados a um hospital móvel para exames e medicamentos.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião