O ministro de Finanças da Grã-Bretanha, Gordon Brown, viajou ao Afeganistão para uma visita de surpresa às tropas britânicas no país, informou nesta sexta-feira a agência de notícias PA.
Segundo a agência, Brown, acompanhado do ministro da Defesa, Des Browne, chegou à província de Kandahar, no sul do país, para começar uma rodada de reuniões com os comandantes militares britânicos e dirigentes locais.
O ministro, principal candidato trabalhista à sucessão de Tony Blair, deve conversar informalmente com um pequeno grupo de soldados. Atualmente, 6,3 mil britânicos combatem no Afeganistão, a maioria na província de Helmand, no sul do país.
Este mês, Brown anunciou que uma verba de mais 400 milhões libras (US$ 600 milhões) será destinada para as operações militares no Afeganistão e no Iraque.
- A primeira visita do ministro ao Afeganistão tem como objetivo ver as tropas britânicas e ouvir as suas experiências, assim como verificar seu equipamento para constatar o resultado do investimento nos últimos 12 meses - disse uma fonte do Ministério.