O presidente da Bolívia, Evo Morales, cantou no domingo "feliz aniversário comandante" ao líder cubano Fidel Castro, no dia de seu aniversário de 80 anos e enquanto inaugurava um centro médico financiado por Havana.

CARREGANDO :)

"Fidel, muitas felicidades, te admiro, te respeito (...) sempre estaremos junto a Fidel", disse Morales perante centenas de pessoas que agitavam bandeiras da Bolívia, Cuba e Venezuela na região produtora de coca de Caranavi, a 156 quilômetros ao norte de La Paz.

O presidente indígena cantou feliz aniversário a Castro junto com 33 médicos cubanos que trabalham em Caranavi, e disse que o líder comunista está totalmente recuperado e voltará aos seus trabalhos em breve.

Publicidade

"Alguns dizem 'Evo não fale de Cuba, os Estados Unidos vão te castigar'. Que nos castiguem, companheiros e companheiras, somos pessoas dignas, honestas, estamos para mudar nossa América Latina, não temos nenhum medo", disse Morales, líder dos produtores de coca e que é conhecido por seu discurso anti-imperialista.

O hospital inaugurado por Morales é o número 15 de um total de 20 que o governo boliviano espera construir ou equipar este ano graças ao financiamento proveniente de Havana.

Morales prometeu que visitará pessoalmente Castro em 2 de dezembro, dia em que foram marcadas as comemorações do aniversário de 80 anos do líder cubano, que atualmente se recupera de uma cirurgia gástrica e que em 31 de julho passou o poder temporariamente ao seu irmão Raúl.

Morales tem em Castro e no presidente venezuelano, Hugo Chávez, seus principais aliados externos. E disse que ele, Castro, Chávez e o presidente argentino, Néstor Kirchner, estão apostando na unidade latino-americana.

Publicidade