Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Assembléia

Morales proclama 'tripla vitória' eleitoral na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que o partido do governo conseguiu uma "vitória tripla" na eleição da Assembléia Constituinte e em um referendo sobre autonomias regionais, realizados no domingo, na Bolívia.

- Estamos de história em história, fazemos história, graças aos povos indígenas (...) excluídos da fundação da Bolívia - disse em uma coletiva de imprensa após saber das projeções da votação feitas por redes de televisão, por ainda não terem saído os resultados oficiais.

O MAS (Movimento ao Socialismo da Bolívia) ganhou "em triplo", porque obteve mais votos populares, na eleição para constituintes, do que em dezembro passado, porque conseguiu maioria absoluta na futura assembléia e porque o "não" triunfou no referendo da autonomia, afirmou.

Morales disse que seus candidatos haviam obtido 60 por cento dos votos, obtendo 134 dos 255 assentos na Assembléia Constituinte, segundo uma contagem parcial dos votos feita por um canal de televisão, o ATB, com base em uma amostra do órgão eleitoral.

Morales também clamou vitória no referendo sobre a autonomia das regiões, para o qual ele havia apelado que se votasse "não". O "não", em plano nacional, obteve 56% dos votos, segundo projeções, mas o "sim" é majoritário em quatro dos nove Departamentos (equivalente a Estado) da Bolívia.

Morales acrescentou que a jornada eleitoral do domingo consolidava a democracia boliviana e a nacionalização da indústria de hidrocarbonetos decretada em maio passado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.