Eugene Cernan e Ronald Evans, integrantes da última missão da Nasa à lua.| Foto: HARRISON H. SCHMITT/AFP

O astronauta americano Eugene Cernan, o último homem a pisar na lua, morreu nesta segunda-feira (16) aos 82 anos, informou a Nasa. Cernan foi o comandante da nave espacial Apollo 17 - seu terceiro voo espacial e a última missão tripulada dos EUA à lua - em dezembro de 1972. “Estamos tristes pela perda do astronauta aposentado da Nasa Gene Cernan, o último homem a pisar na lua”, lamentou a agência espacial dos Estados Unidos no Twitter.

CARREGANDO :)

Eugene Cernan em missão pela Nasa em 1972: último homem a pisar na lua. 
Publicidade

Ao todo, de acordo com a Nasa, o astronauta completou 566 horas e 15 minutos no espaço. Destas, 73 horas foram gastas na Lua. Cernan se aposentou em 1976 após mais de 20 anos na Marinha dos Estados Unidos - na mesma época, encerrou seus trabalhos na agência espacial.

De acordo com um comunicado da família divulgado pela Nasa, Cernan, um oficial naval aposentado, morreu por problemas de saúde. “É com imensa tristeza que compartilhamos a perda de nosso amado marido e pai”, disse a família. “Nossa família está com o coração partido, claro, e nós realmente agradecemos os pensamentos e orações de todos. Gene, como era conhecido por muitos, foi ótimo marido, pai, avô, irmão e amigo”, diz o comunicado.

Segundo a família, Cernem era apaixonado pelos avanços da exploração humana no espaço e não queria ser o último homem a pisar na lua. Cernan deixou sua esposa Jan, uma filha, duas enteadas e nove netos.

Eugene Cenan participou de três missões à lua.