Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Europa

Morre na Croácia homem que teria sido guarda em Auschwitz

Um homem investigado por ter atuado no campo de concentração nazista de Auschwitz faleceu na Croácia - informou a imprensa local neste sábado (13).

Jakob Denzinger morreu na quinta-feira, aos 92 anos, em um hospital croata onde foi internado depois de desmaiar, noticiou o jornal regional Glas Slavonije.

Em janeiro de 2014, a Justiça croata anunciou a abertura de uma investigação para verificar o passado de Denzinger, depois que as autoridades alemães encarregadas de investigar os crimes de guerra enviaram seu processo.

No mês seguinte, o Centro Simon Wiesenthal, que busca os criminosos nazistas, pediu à Croácia que acelerasse sua investigação. Segundo a instituição, Jakob Denzinger foi um guarda de Auschwitz.

De acordo com a imprensa croata, Denzinger foi membro das Waffen-SS, e seu nome constava de uma lista da Procuradoria alemã encarregada de investigar os crimes cometidos pelos nazistas.

O jornal Jutarnji List afirma que ele foi viver nos Estados Unidos nos anos 1950, onde se tornou empresário.

Em 1989, diante das suspeitas de seu passado, iniciou-se um trâmite para retirar sua cidadania americana. Foi então que se instalou na Croácia, país onde nasceu.

Um milhão de judeus europeus morreram em Auschwitz-Birkenau, assim como entre 70.000 a 75.000 poloneses não judeus, 21.000 ciganos, 15.000 prisioneiros de guerra soviéticos e entre 10.000 a 15.000 prisioneiros de outro tipo, segundo dados do museu desse campo de concentração.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.