O número de pessoas mortas por "terrorismo" em todo o mundo cresceu no ano passado cerca de 40%, de 14.618 para 20.498, principalmente por causa da violência no Iraque, revelou nesta segunda-feira (30) um relatório do governo norte-americano.
Os números foram compilados pelo Centro Nacional de Contraterrorismo dos EUA e incluídos na publicação anual do Departamento de Estado "Relatórios de Países sobre Terrorismo". Uma cópia foi obtida pela agência Reuters.
O número de "incidentes de terrorismo" em todo o mundo cresceu de 11.153 em 2005 para 14.338 no ano passado, segundo o relatório.
Desses, 6.630 ataques, ou cerca de 45%, aconteceram no Iraque, responsáveis por cerca de 13 das mortes, ou cerca de 65% do total.
O relatório diz que o Iraque está no centro da "guerra contra o terror" dos EUA, com forças de coalizão enfrentando a al-Qaeda no Iraque e insurgentes, assim como "milícias e esquadrões da morte cada vez mais engajados em violência sectária e organizações criminais tirando vantagem da situação de segurança em deteriorização no Iraque".
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo