As temperaturas noturnas chegarão a 29 graus abaixo de zero no fim de semana na capital russa e até 33 graus negativos na região de Moscou, informou nesta quinta-feira o centro meteorológico russo Fobos.
FOTOS: Veja as imagens da onde de frio em toda a Europa
Uma nova onda de frio que se aproxima das regiões da Rússia Central vinda do noroeste do Cazaquistão "favorece o deslocamento do ar frio da troposfera (a porção mais baixa da atmosfera terrestre)", explicou Vadim Zavodchenkov, especialista da Fobos, à agência oficial russa "RIA Novosti".
"O ciclone provocará céu encoberto, ventos mais fortes e nevascas esporádicas, o que somado às baixas temperaturas aumentará a sensação de frio. Neste fim de semana deve ser o mais frio de todo o inverno", apontou o meteorologista.
A onda de frio permanecerá sobre a capital e zonas centrais russas ao menos até segunda-feira, quando as temperaturas na região de Moscou poderão cair aos 33 graus negativos.
Apesar do frio intenso no centro e no norte da Rússia, é no sul do país que as baixas temperaturas registradas nos últimos dias surpreendem nessa época.
"Faz frio em todos os lugares, mas se compararmos o alcance, a situação é melhor no norte e pior no sul", disse Zavodchenkov.
As temperaturas nas regiões do sul chegaram a 18 negativos e a sensação térmica, principalmente no Cáucaso russo, será menor por causa dos ventos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA