O Ministério de Justiça do Egito ordenou hoje a libertação sem fiança da mulher do ex-presidente Hosni Mubarak, disse um funcionário do Judiciário. Suzanne Mubarak, de 70 anos, entregou ao Estado seu dinheiro e sua propriedade, em um total estimado em 24 milhões de libras egípcias (US$ 4 milhões), segundo autoridades. Com isso, busca resolver as denúncias de corrupção contra ela, mas ainda assim será julgada.

CARREGANDO :)

No fim de semana, Suzanne foi hospitalizada após um desmaio e teve dores no peito durante os interrogatórios. Um funcionário judicial disse que a promotoria havia indicado inicialmente que solicitaria a libertação apenas após o pagamento de fiança, mas o Ministério de Justiça afirmou que isso não será necessário. A fonte pediu anonimato, por não estar autorizada a falar com a imprensa.

Os promotores disseram que a mulher de Mubarak tinha milhões de dólares em contas bancárias no Egito e era dona da propriedade onde vivia com seu marido. Não está claro quanto dinheiro o casal tinha no exterior. O ex-presidente está detido desde o mês passado, acusado de abuso de poder e de ordenar ataques contra manifestantes durante o levante de 18 dias que o tirou do cargo, em fevereiro.

Publicidade

Uma versão divulgada pelo jornal El-Shorouk afirma que Mubarak planeja buscar uma anistia, em troca da entrega de todos seus bens. A versão cita funcionários egípcios e de outros países árabes, mas não pode ser verificada de maneira independente.