Os lucros dos museus públicos em toda a Itália registrados no próximo domingo (28) serão destinados a ajudar a restaurar edifícios danificados pelo terremoto de quarta-feira (24) no centro do país, informou nesta quinta-feira (25) o Ministério de Cultura da Itália.
Veja as cidades mais afetadas pelos tremores
Vídeo: cidades viram montanhas de escombros
Várias igrejas e edifícios medievais foram danificadas ou destruídos pelo terremoto de magnitude 6.
O ministro da Cultura, Dario Franceschini, fez um pedido aos italianos para irem em grande número no domingo aos museus e sítios arqueológicos do país “num sinal concreto de solidariedade” às vítimas do terremoto.
Mortos
Na tarde desta quinta, o número de mortos confirmados já somava 250 - nove a mais do que a lista oficial apontava no início da manhã. Outras 365 pessoas ficaram feridas na região. Equipes de socorristas mantêm ininterruptas as buscas nesta quinta, conscientes de que correm contra o tempo para encontrar e resgatar com vida pessoas presas sob os escombros.
“É possível que o número de vítimas cresça”, advertiu durante a tarde de quarta o chefe de governo italiano, Mateo Renzi, que percorreu a zona afetada e prometeu ajuda para as famílias afetadas.
Segundo fontes da imprensa, dezenas de pessoas continuam desaparecidas e, provavelmente, estão sepultadas vivas.
O tremor foi descrito como “severo” pelas autoridades italianas. Diversos vilarejos foram afetados, alguns deles com parte de suas construções desmoronadas. A zona em questão, porém, não é densamente povoada.
“Metade da cidade não existe mais”, afirmou Sergio Pirozzi, prefeito de Amatrice. Vivem ali menos de 3 mil habitantes. O acesso foi bloqueado por um deslizamento de terra e pela queda de uma ponte. A cidade sediaria, em três dias, um já tradicional festival gastronômico, e muitos visitantes já estavam em Amatrice.
Cerca de 70 hóspedes estavam registrados no Hotel Roma. De lá, foram retirados sete corpos, até o momento em que as operações de resgate foram suspensas na noite desta quarta. Não há informações sobre a situação dos demais hóspedes.
O serviço geológico dos EUA registrou que o terremoto, às 3h30 locais (22h30 em Brasília) teve magnitude de 6,2, a dez quilômetros de profundidade, com epicentro em Norcia. Houve réplicas pela região, com tremores sentidos até em Roma. O instituto italiano para terremotos contou 60 réplicas durante quatro horas.