Buenos Aires – O presidente cubano, Fidel Castro, profetizou há uma semana e meia na cidade argentina de Córdoba, que só completaria oito décadas de vida. Ele completa 80 anos em 13 de agosto.

CARREGANDO :)

Na visita ao país onde nasceu o revolucionário Che Guevara – amigo de Castro executado na Bolívia em 1967 – "El Comandante" brincou com os temores do governo dos Estados Unidos. Num tom ambíguo, que misturou ironia com seriedade, comentou: "Matusalém chegou aos 800 anos... por que se preocupam por mim, que apenas completarei 10% disso?"

No entanto, o líder cubano também fez questão de destacar que a Revolução Cubana está bem encaminhada, e que ela continuará mesmo quando não estiver mais vivo. Disse que, como ele, haverá "milhões de presidentes".

Publicidade

Fidel Alejandro Castro Ruz tem 79 anos. Liderou a Revolução Cubana que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista (1952–1959). Doutor em Direito pela Universidade de Havana, chegou a ser preso entre 1953 e 1955. Mesmo na década de 90, sem poder contar mais com o apoio da antiga União Soviética, manteve o caráter socialista de seu governo. Governa com mãos de ferro há 47 anos. Em 2003, mandou prender 75 opositores e, em 2004, proibiu a circulação do dólar, legalizada na década de 90.

Uma de suas frases mais conhecidas é "a história me absolverá", pronunciada quando ele se defendia do ataque a Moncada, que o levou à prisão por 22 meses na década de 50.