A Nasa atrasou para amanhã a volta do ônibus espacial Discovery à Terra devido às más condições meteorológicas no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
O regresso da nave estava previsto para 4h47m (5h47m de Brasília), mas especialistas da Nasa temiam que as nuvens que estavam se formando dificultassem a aterrissagem e adiou o fim da primeira missão tripulada desde o desastre do Columbia em 2003.
A segundo oportunidade para a aterrissagem estava programada para esta segunda-feira às 6h22m (7h22m de Brasília), mas as condições meteorológicas não melhoraram e o reingresso à atmosfera terrestre foi adiado para terça-feira.
O controle da missão no Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, informou à comandante Eileen Collins o adiamento quando faltavam 13 minutos para a hora fixada em que deveriam ser acionados os motores da nave para iniciar a descida.
A primeira oportunidade para a aterrissagem amanhã será às 9h09 GMT (6h09m de Brasília) e a segunda será às 10h43 GMT (7h43m de Brasília), ambas na pista do centro Kennedy, em Cabo Canaveral.
Outras oportunidades serão às 12h13m GMT (9h13m de Brasília) e 13h48m GMT (10h48m de Brasília) na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia.
- A única palavra que descreve a situação é instável - disse o astronauta Ken Ham, que informou de Houston aos tripulantes do ônibus espacial que deviam esperar para regressar à casa. Os astronautas do Discovery estão preparados desde domingo para reingressar à atmosfera terrestre.
Depois de 13 dias em órbita, o Discovery deveria começar seu retorno por cima da América Central e Cuba, mas pela segunda hora planejada para a aterrissagem, o ingresso seria feito pelo México meridional e a península Yucatán. Com a volta adiada para terça-feira serão consideradas rotas alternativas na Califórnia e no Novo México.
A tripulação do Discovery revisou os sistemas de vôo da nave e usou um ordenador portátil para treinar a aterrissagem no domingo, antes de se retirar para descansar. Os astronautas revisaram os foguetes de direção da nave, os controles de vôo e demais engrenagens para preparar a volta à Terra.
- O Discovery se encontra em bom estado. Estou bastante segura com o ingresso à atmosfera terrestre e pensando na aterrissagem - disse a comandante do Discovery, Eileen Collins.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia