Um boato espalhado pela internet mundial sobre um asteroide que colidiria com a Terra em setembro e destruiria boa parte das Américas levou a Nasa a se pronunciar oficialmente.
Em artigo publicado em seu site, a agência norte-americana desmente a previsão alarmista. “Não há nenhuma base científica -- nenhuma evidência -- de que um asteroide ou outro objeto celeste irá atingir a Terra nesta data [setembro]”, declarou o gerente do projeto de Objetos Próximos da Terra do Laboratório de Propulsão a Jato, Paul Chodas.
Segundo material divulgado em várias postagens e blogs, um asteroide cairia entre 15 e 28 de setembro próximo a Porto Rico. O objeto teria uma massa de quatro quilômetros de largura e seria capaz de varrer os Estados Unidos do mapa, bem como de causar destruição em toda a América Latina.
Para a Nasa, no entanto, a chance de que um asteroide ou um cometa atinja a Terra com perigo nos próximos 100 anos é de 0,01%. Por enquanto, o planeta está suscetível apenas a objetos pequenos e inofensivos.
“Esta não é a primeira alegação louca, não fundamentada de que um objeto celestial está prestes a se chocar com a Terra e, infelizmente, provavelmente não será a última”, disse Chodas.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara