A Nasa, agência espacial americana, lançou na manhã desta sexta-feira, uma sonda destinada a colher mais informações sobre Marte do que qualquer outra que já chegou ao planeta vermelho. A sonda vai procurar lugares para onde enviar futuras missões - até tripuladas.
A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) foi lançada a bordo de um foguete Atlas V, após dois adiamentos. A partida, que estava prevista para quarta-feira, foi adiada novamente para quinta-feira, por causa de um problema num sensor de combustível.
A previsão é de que a MRO chegue a Marte daqui a sete meses e passe quatro anos reunindo informações, na órbita do planeta. A sonda é capaz de enviar dez vezes mais dados por minuto do que qualquer outra que já tenha operado em Marte.
As informações que interessam à Nasa são dados meteorológicos e geológicos capazes de dar pistas sobre a presença ou o passado da água em Marte, sobre onde pousar novos robôs exploradores, que devem ser enviados no fim da década, e as condições para uma missão tripulada.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura