A nave russa Soyuz TMA-15M, com três tripulantes a bordo - uma italiana, um russo e um americano - foi lançada neste domingo da base de Baikonur, no Cazaquistão, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
A Soyuz decolou às 00h01 de Moscou (19h01 de Brasília) com ajuda de um foguete portador Soyuz-FG, em um lançamento que transcorreu sem contratempos, informaram as agências russas.
A nave se acoplará à plataforma orbital dentro de seis horas, após dar quatro voltas ao redor da Terra.
A tripulação da Soyuz TMA-15M é formada pelo russo Anton Shkaplerov, a italiana Samantha Cristoforetti e o americano Terry Virts.
Cristoforetti, de 37 anos, astronauta da Agência Espacial Europeia, é a primeira mulher italiana que viaja ao espaço.
Em sua bagagem, a astronauta leva uma cafeteira espacial, à qual deu o nome de "ISSpresso" (uma brincadeira com a sigla da estação em inglês), e que permitirá pela primeira vez a degustação de um café expresso a bordo da plataforma orbital.
Segundo o plano de voo, a expedição terá uma duração de 169 dias e inclui a recepção de naves de carga, assim como um vasto programa de experimentos científicos.
Os tripulantes da Soyuz TMA-15M são aguardados na plataforma orbital pelos cosmonautas russos Yelena Serova e Aleksandr Samokutyaev, e pelo astronauta americano Barry Wilmore.
A Estação Espacial Internacional, um projeto de mais de US$ 100 bilhões no qual participam 16 nações, orbita em uma velocidade de mais de 27.000 km/h a uma distância de 400 quilômetros da Terra.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast