O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo (18) que o pedido de adesão da Autoridade Nacional Palestina (ANP) à Organização das Nações Unidas (ONU) fracassará porque ultrapassa as negociações que os palestinos deveriam ter com o Estado judeu. Netanyahu afirmou que trabalha junto com o governo dos Estados Unidos para garantir que o pedido dos palestinos seja vetado no Conselho de Segurança. Ele ainda culpou os palestinos pelo impasse nas negociações com Israel.
"A verdade é que Israel quer a paz e os palestinos estão fazendo tudo o que podem para torpedear as negociações diretas de paz", disse Netanyahu em uma reunião de gabinete.
"Eles precisam entender que apesar da atual tentativa de ultrapassar as negociações diretas ao irem à ONU, essa paz será conquistada apenas com negociações", disse Netanyahu. "A tentativa deles de serem aceitos como membros plenos da ONU fracassará".
O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, disse que apresentará o pedido de adesão plena à ONU ao secretário-geral Ban ki-moon na sexta-feira, durante sessão da Assembleia Geral em Nova York.
Netanyahu disse que viaja a Nova York com dois objetivos: bloquear o pedido de adesão dos palestinos no Conselho de Segurança e apresentar a "nossa verdade".
As informações são da Associated Press.
Após cerco em 2024, Bolsonaro deve enfrentar etapas mais duras dos processos no STF em 2025
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Elon Musk foi a pessoa que mais ganhou dinheiro no mundo em 2024
De volta à realidade: dez empresas que cortaram programas woke em 2024