Uma forte nevasca paralisa o sul e o sudeste dos Estados Unidos neste sábado (23). Segundo o jornal The New York Times, ao menos 10 estados já declararam emergência, 12 pessoas morreram em acidentes e partes de Washington estão cobertas com quase 60 centímetros de neve.
Policiais da Carolina do Norte disseram que encontraram uma sexta pessoa morta no estado, como resultado da neve e do gelo que cobriram as estradas nos últimos dias.
O porta-voz da patrulha das estradas da Carolina do Norte, Michael Baker, informou que uma mulher faleceu depois de perder o controle do seu carro e atingir uma árvore em Hickory. Madeline Paige Scalf, de 19 anos, morreu na sexta-feira de manhã.
Mais cedo, as autoridades disseram que um trabalhador do serviço de transporte de Kentucky morreu enquanto arava estradas cobertas de neve. Ele foi a décima primeira vítima contabilizada.
O gabinete de transporte de Kentucky informou, em comunicado, que Christopher Adams morreu no sábado em Christian County. A declaração diz que Adams chamou um supervisor às 05:50 da manhã, dizendo que seu arado de neve tinha deslizado em uma vala da Kentucky Route 115. Quando o supervisor chegou, Adams estava caído sobre seu assento de caminhão e não respondia. Uma ambulância foi até o local e paramédicos chamaram um médico legista.
Autoridades dizem que Adams, de 44 anos, estava trabalhando desde a meia-noite. Sua família foi notificada, mas a causa da morte não foi divulgada.
O governador Andrew Cuomo anunciou nesta tarde a proibição da circulação de veículos da cidade de Nova York após as 14h30 (17h30 em Brasília).
A falta de energia já atingiu 80 mil clientes em Nova Jersey e 8 mil clientes na Virgínia, que também relatou mais de mil acidentes de trânsito.
No início de sábado, 46 centímetros de neve já haviam caído no leste do Kentucky. Equipes de emergência distribuíam água, combustíveis e alimentos para motoristas que estão presos na rodovia Interestadual 75.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que a tempestade de inverno poderia ser uma das maiores da história do país. “As nevascas têm o potencial para afetar mais de 50 milhões de pessoas”, disse Louis Uccellini, diretor do serviço de meteorologia. “A queda de neve, que deverá continuar até domingo, poderia facilmente causar mais de US$ 1 bilhão em danos.”
Na manhã de sábado, a capital federal, Washington, já tinha quase 60 centímetros de neve no chão. Na cidade de Nova York, o total de gelo no chão era de 30 centímetros.
O serviço de monitoramento de voos FlightAware disse que as companhias aéreas cancelaram cerca de 7,6 mil voos entre sexta-feira e sábado. Na tarde de domingo, as companhias aéreas esperam retornar à atividade normal.
Jogos de basquete e concertos universitários também foram adiados. Bibliotecas públicas e zoológico de Nova York estão fechados.
O sistema de metrô de Washington paralisou completamente suas atividades na sexta-feira à noite e vai permanecer fechado até domingo. Em Nova York, cerca de mil trabalhadores foram mobilizados para manter o metrô em movimento.
Em Washington, Baltimore e Delaware, arquidioceses lembraram aos católicos que as condições de viagem são uma desculpa legítima para faltar a missa de domingo. Fonte: Associated Press.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA