Pesquisadores descobriram uma nova espécie de orquídea na Colômbia que tem dado o que falar - e temer. A flor rara, com pétalas ultradelicadas e cores que variam entre cor-de-rosa e violeta tem uma peculiaridade impressionante e ao mesmo tempo assustadora : sua coluna - estrutura central das orquídeas - apresenta uma profunda semelhança com a cara de um diabo.
A descoberta da planta, batizada com o sugestivo nome Telipogon diabolicus, foi divulgada na revista científica PhytoKeys no dia 8 de julho.
Assinado pelos pesquisadores Marta Kolanowska, Dariusz Szlachetko e Ramiro Medina Trejo, o artigo explica que a nova espécie é exclusiva da região sul da Colômbia, em uma área úmida e montanhosa e que fica entre as regiões de Putumayo e Nariño.
De acordo com o estudo, a nova orquídea tem um talo (pedúnculo) que varia entre 5,5 e 9 cm e flores simultâneas.
Contudo, ela já chega com uma preocupação. Os pesquisadores afirmam que a espécie, encontrada em pequena quantidade, corre risco de extinção por estar localizada em uma área vulnerável, onde, em breve, uma rodovia será revitalizada.
“Acredita-se que a reconstrução atual desta estrada vai ter um impacto negativo sobre o habitat de T. diabolicus”, alertam os cientistas.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”