Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Novas espécies marinhas são achadas na Antártida

Biólogos da Universidade de Alicante, no leste da Espanha, descobriram três novas espécies de animais que vivem no fundo marinho da Antártida e que pertencem ao grupo das Ascídias. Essas descobertas são fruto de quatro temporadas no navio oceanográfico Hespérides, em 1994, 1995, 2003 e 2006.

O biólogo Alfonso Ramos disse que essas três novas espécies do oceano glacial Antártico catalogadas são um Didemnidae, encontrado a uma profundidade de entre 900 e mil metros no mar de Bellingshausen; um Polyclinidae, achado perto da península Antártica, a cerca de 200 metros de profundidade; e um Styelidae, proveniente do setor argentino.

As três espécies fazem parte do grupo de organismos das Ascídias, formado por cerca de 3 mil espécies diferentes no mundo, que são parentes muito próximas dos vertebrados, apesar de se encontrarem fixadas aos fundos marítimos e terem uma aparência parecida com a das esponjas. São animais que vivem em águas com temperatura de cerca de 0°C, se alimentam por filtragem da água e têm grande valor dentro da biodiversidade por aumentarem a heterogeneidade dos fundos marítimos.

Para Ramos, os fundos marinhos da Antártida são "paraísos da vida marinha, já que, embora o continente seja gelado e conte com uma vida muito limitada, sob a água há verdadeiros oásis com uma grande riqueza de espécies e abundância de indivíduos em cada uma delas".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.