O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu cinco pontos porcentuais de vantagem na intenção de voto do eleitorado americano, sobre seu rival republicano John McCain, indica a pesquisa diária do Gallup publicada nesta sexta-feira (19) na página do instituto na internet. Obama tem hoje 49% da intenção de voto e McCain tem 44%, indica o Gallup. Segundo o instituto, a crise financeira mudou o cenário eleitoral, que era outro até a semana passada.
"Esse foi o quarto dia consecutivo em que Obama esteve na frente na intenção de voto, desde o início da crise financeira em Wall Street, iniciada após o anúncio, no domingo passado, de que o banco Lehman Brothers havia quebrado. O principal efeito foi devolver a liderança a Obama, após McCain ter liderado a corrida depois da convenção nacional do Partido Republicano", avalia o Gallup.
Os 49% de intenção de voto em Obama indicam que o democrata está perto do máximo que obteve na preferência do eleitorado, de 50% na intenção de voto logo após a convenção nacional do Partido Democrata. O Gallup lembra, no entanto, que a maior margem de Obama sobre McCain foi obtida no final de julho, quando ele liderava com vantagem de nove pontos porcentuais.
Os 44% de intenção de voto em McCain significam que ele está na média da preferência que manteve do eleitorado, entre o máximo de 49% de intenção de voto logo depois da convenção republicana (6 de setembro) e sua mínima de 40% obtida no final de julho.
Segundo o Gallup, a forte intervenção do governo americano no mercado financeiro, nesta sexta-feira (19), com o plano para criar um fundo que concentre dívidas podres dos bancos, poderá ter impacto nas pesquisas dos próximos dias.
A pesquisa entrevistou 2.796 eleitores registrados entre os dias 16 e 18 de setembro. Do total de entrevistados, 4% disseram estar indecisos e 3% disseram que não votarão em nenhum dos candidatos. A margem de erro da sondagem é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
- Obama elogia esforços de Paulson e Bernanke; McCain pede transparência
- Marido de Palin se nega a depor em investigação no Alasca
- Democratas ridicularizam fala de McCain sobre SEC
- Obama retoma liderança na intenção de voto com 47%, indicam sondagens
- Fama ofusca temas políticos na corrida presidencial norte-americana