O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, continua a liderar a corrida presidencial americana, com 49% das intenções de voto, enquanto o candidato republicano, John McCain, tem 42%, segundo indicou a pesquisa diária do Gallup publicada nesta quinta-feira (4) na página do instituto na internet. As entrevistas da pesquisa foram feitas entre os dias 1 e 3 de setembro com 2.771 pessoas, todas eleitores registrados. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa ainda não reflete o discurso da candidata republicana à vice-presidência, Sarah Palin, que falou na noite de ontem na convenção nacional do Partido Republicano, mas já indica que não houve mudança na preferência do eleitorado nos dois primeiros dias do evento republicano em Saint Paul. "A vasta maioria das entrevistas feitas ontem foram conduzidas antes do discurso de Sarah Palin. De qualquer maneira, os dados indicam que as duas primeiras noites da convenção - a da segunda-feira, esvaziada em deferência aos americanos da Louisiana, que enfrentavam a passagem do furacão Gustav, e a da terça-feira, quando discursou o ex-senador Fred Thompson - fizeram pouco para mudar a preferência dos eleitores", informa o Gallup.
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também discursou por videoconferência na terça-feira à noite para a convenção, que contou com a presença de medalhões do Partido Republicano, como do ex-presidente George Herbert W. Bush, o Bush pai. O Gallup avalia que as entrevistas feitas hoje serão as primeiras a trazer os possíveis impactos do discurso de Palin e nos próximos dias as pesquisas refletirão o impacto real da convenção nacional dos republicanos, que termina hoje à noite com o discurso de aceitação de McCain
Na pesquisa diária do Gallup divulgada ontem, Obama liderava com 49% das intenções de voto e McCain tinha 43%. Na pesquisa publicada na terça-feira, Obama tinha 50% das intenções de voto e McCain tinha 42%.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro