Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Obama deve mostrar "gente comum" em seu anúncio na TV nesta quarta

Obama terá anúncio transmitido em três das quatro cadeias de televisão em aberto: CBS, NBC, Fox, MSNBC, Univisión, BET e TV One | Joshua Lott / Reuters
Obama terá anúncio transmitido em três das quatro cadeias de televisão em aberto: CBS, NBC, Fox, MSNBC, Univisión, BET e TV One (Foto: Joshua Lott / Reuters)

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tomará nesta quarta-feira (29) as TVs norte-americanas com uma reportagem publicitária de meia hora, transmitida em horário nobre, e na qual foram gastos milhões de dólares.

O anúncio, que coincide com o 79º aniversário da terça-feira negra em Wall Street, que desencadeou a Grande Depressão dos anos 30 , intercala imagens de Obama com declarações de cidadãos sobre sua situação. Obama dirá a eles como poderá ajudá-los se for eleito.

Larry Berman, professor da Universidade da Califórnia e autor de vários de livros sobre a Presidência dos EUA, espera que o "infomercial" desta quarta seja uma mensagem "positiva" que reflita as dificuldades atuais e insista na possibilidade de um futuro melhor.

"Acho que terá o mesmo tom positivo do famoso anúncio do presidente Ronald Reagan", disse à Agência Efe Berman, que antecipa que Obama destacará a idéia que sua presidência marcaria um novo e promissor começo em um país imerso em uma crise econômica e com duas guerras abertas.

Está prevista também uma conexão ao vivo durante a reportagem com Obama, que participará em um comício na Flórida com o ex-presidente Bill Clinton e que também aparecerá esta noite no programa de humor "Comedy Central".

O anúncio será transmitido em três das quatro cadeias de televisão em aberto, "CBS", "NBC" e "Fox", assim como no canal a cabo "MSNBC", a rede em espanhol "Univisión" e dois canais orientados a uma audiência afro-americana: "BET" e "TV One".

O Campaign Media Analysis Group, um centro que analisa a publicidade eleitoral, calcula que o custo do espaço pode rondar os US$ 5 milhões, enquanto o diário "USA Today" fala em US$ 3 milhões.

Para Dianne Bystrom, professora da Universidade de Iowa, este "último e chamativo" esforço midiático por parte da campanha de Obama não faz mais que demonstrar sua "superioridade financeira".

"Mostra que ele ainda tem dinheiro para gastar", comentou à Efe Bystrom, que frisou ainda que a reportagem pode ajudar a convencer alguns indecisos e a mobilizar todos os eleitores, entre eles muitos jovens, de que Obama é o melhor candidato.

Com grande habilidade para arrecadar pequenas doações através da internet, o democrata está no caminho de gastar US$ 250 milhões em publicidade desde que assegurou a candidatura em junho, o que supera o ritmo de despesa publicitária de empresas como McDonald's e Wal-Mart.

O número supera os US$ 188 milhões que o atual presidente, George W. Bush, gastou em sua reeleição em 2004.

A despesa publicitária de McCain é muito inferior tanto em nível nacional como em alguns estados-chave.

A agência de medição de audiências Nielsen informa, por exemplo, que o número de anúncios de Obama em Colorado, Flórida, Geórgia, Missouri, Ohio, Pensilvânia e Virgínia é 150% do de McCain.

O republicano tentará enfrentar parte do protagonismo de adversário esta noite, com uma entrevista para o renomado apresentador da "CNN" Larry King.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.