O presidente dos EUA, Barack Obama, está há muito tempo preocupado com os desenvolvimentos no programa iraniano de mísseis, disse nesta quarta-feira (20) o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs.
A declaração é feita no dia em que o Irã anunciou ter lançado com sucesso um míssil terra-terra com alcance de cerca de 2.000 km.
"O míssil Sejil 2, que possui uma avançada tecnologia, foi lançado hoje... e caiu exatamente no alvo", disse presidente Mahmoud Ahmadinejad durante uma visita à província de Semnan, norte do país, que a agência oficial Irna informou ter sido o local do lançamento.
Fontes do governo dos EUA, sob condição de anonimato, disseram às agências de notícias que o teste foi um sucesso.
Um alcance de 2.000 km seria quase tão longo quanto o de outro míssil iraniano, Shahab 3, e o suficiente para atingir Israel e bases dos Estados Unidos no Golfo Pérsico.
O anúncio deve aumentar as preocupações no Ocidente sobre as ambições militares do Irã. Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que a república islâmica esteja tentando fabricar armas nucleares. Teerã nega a acusação.
O Irã informou em novembro ter testado um míssil Sejil, descrevendo-o como uma nova geração de mísseis terra-terra (lançados da terra contra alvos em terra ou no mar). Teerã disse estar pronta para se defender contra qualquer agressor.
Washington disse na época que o teste destacou a necessidade de um sistema de defesa de mísseis que os norte-americanos pretendem instalar na Polônia e na República Tcheca para conter ameaças do que classificam de "Estados nocivos".
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode