O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou neste sábado o presidente da República da Itália, Giorgio Napolitano, por sua reeleição à frente do Governo para um mandato de sete anos, informou a Casa Branca em comunicado.
"Felicito o presidente Giorgio Napolitano por sua reeleição como Presidente da Itália. Durante sete anos, o presidente Napolitano demonstrou uma liderança extraordinária no país, na Europa e no mundo todo", disse Obama.
"Admiro sua decisão de servir mais uma vez ao povo italiano como presidente, e aplaudo a decisão que do Parlamento italiano de voltar a elegê-lo para que continue com seu serviço", acrescentou o líder americano.
Obama ressaltou que "o compromisso" de Napolitano com a aliança entre Estados Unidos e Itália "é profundo e durável", e reflete os laços entre ambos os povos.
"Seu contínuo trabalho sobre a relação transatlântica afirmará que avançamos juntos para enfrentar os desafios de nosso tempo", conclui o presidente americano.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, também quis felicitar Napolitano pela reeleição através de um comunicado emitiado por seu departamento.
"Felicito o presidente Napolitano por sua reeleição como Presidente da Itália e elogio o admirável sentido do dever que o obrigou a continuar no cargo a serviço do povo italiano", disse Kerry.
"A Itália é uma aliada transatlântica chave e amiga dos Estados Unidos. Confio em que, sob a direção do presidente Napolitano, a Itália avançará para um Governo estável, decidido a continuar sua liderança na Europa e além", acrescentou.
Após cinco tentativas frustradas de escolher ao chefe de Estado para a Itália, o Parlamento, em sessão conjunta, optou hoje na sexta votação pela reeleição de Giorgio Napolitano, de 87 anos.
O presidente italiano obteve 738 votos, aparentemente procedentes de Povo da Liberdade (PDL), de Silvio Berlusconi, o Partido Democrático (PD), do demissionário Pier Luigi Bersani, a Lista Cívica do primeiro-ministro interino Mario Monti, e o partido federalista Liga Norte, de Roberto Maroni.
Napolitano, que hoje se transforma no 12° presidente da República da Itália, é o primeiro que repete o mandato de sete anos.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias