• Carregando...
O presidente dos EUA, Barack Obama, participa da cúpula do G8 junto com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev e a chanceler alemã Angela Merkel | Reuters
O presidente dos EUA, Barack Obama, participa da cúpula do G8 junto com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev e a chanceler alemã Angela Merkel| Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou neste sábado que o G8 está "unido" em torno da abordagem a ser adotada frente ao polêmico programa nuclear iraniano, na abertura dos trabalhos do segundo dia da cúpula de Camp David.

"Estamos unidos em nossa abordagem do Irã. Acredito que todos nós concordamos com o fato de que o Irã tem direito a um (programa) nuclear pacífico, mas que suas violações contínuas das normas internacionais e sua incapacidade de provar até aqui que não tenta militarizá-lo constituem uma grave fonte de preocupação para todos nós", indicou Obama.

Em relação a outra questão preocupante no Oriente Médio, o presidente americano também frisou que o grupo quer que um processo político seja rapidamente iniciado na Síria, que é palco de um levante popular sem precedentes reprimido com violência pelo governo do presidente Bashar al-Assad.

"Acreditamos que uma solução pacífica e uma transição política são preferíveis na Síria. Estamos profundamente preocupados com a violência que tem sido registrada", declarou também Obama.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]