O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, está oito pontos porcentuais à frente do seu rival republicano John McCain nas intenções de voto do eleitorado americano, informa a pesquisa diária do Gallup, publicada nesta segunda-feira (6) na página do instituto na internet. Obama tem 50% das intenções de voto e McCain tem 42%. Segundo o Gallup, é a primeira vez, desde que obteve a nomeação do Partido Democrata à candidatura presidencial, que Obama mantém liderança estatística expressiva sobre McCain por dez dias seguidos. O candidato republicano nunca obteve liderança estatística igual, durante tempo semelhante, na corrida presidencial, destaca o instituto. A divulgação da pesquisa ocorre às vésperas do segundo debate presidencial entre os dois candidatos, que ocorrerá nesta terça-feira (7), em Nashville (às 22h, horário de Brasília).
"Os resultados desta segunda incluem entrevistas feitas entre sexta-feira e domingo, após o debate entre os candidatos a vice Joe Biden e Sarah Palin e depois da aprovação do pacote de socorro ao sistema financeiro, na sexta-feira. Os resultados da pesquisa sugerem que nenhum desses eventos teve impacto significativo nas intenções de voto", avalia o Gallup.
Segundo o instituto, a dinâmica da disputa ficou "estável" e houve pouca mudança nos últimos dez dias. Na pesquisa publicada ontem, Obama tinha 50% das intenções de voto e McCain tinha 43%.
O Gallup entrevistou 2.744 eleitores registrados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia