No discurso que fará logo mais às 21h em sessão conjunta do Congresso dos Estados Unidos, o presidente americano, Barack Obama, vai buscar mudar o foco do público das "árvores" para a "floresta", ou seja, dos detalhes para o conjunto da proposta para reforma do setor de saúde, antecipou uma fonte no alto escalão da administração federal.
"Quando as pessoas comentam sobre o plano do presidente, elas na verdade não comentam sobre seu plano, mas sobre a sua suposição do que é o plano", disse essa fonte. "As pessoas têm estado muito concentradas nas árvores e estão dando pouca atenção à floresta", prosseguiu a fonte, acrescentando que na noite de hoje Obama poderá descrever a "floresta" em termos que as pessoas possam entender e trazer alguma clareza ao processo.
O discurso no Congresso é uma ousada tentativa de Obama para recuperar o sentimento público depois de meses de polêmica em audiências públicas e pressões dos legisladores por uma ação.
Em um discurso preparado para durar pouco mais de meia hora, Obama vai revisar seu desejo de expandir a cobertura e conter os custos dos seguro-saúde, assim como oferecer novas especificações sobre o que ele quer ver em um pacote de reforma.
Ele vai falar sobre a polêmica opção pública de seguro-saúde como sua preferida para trazer escolha e concorrência ao mercado de seguro, mas também admitirá alternativas. Obama também vai buscar por fim a persistentes mitos com relação ao seu plano.
"Eu penso que o que é aparente para todos agora é que algo tem de ser feito e seria um fracasso, um fracasso político, não apenas para o presidente, mas também para o Congresso, não responder a o que é um problema amplamente percebido na vida das pessoas", disse essa fonte.
Contudo, as pesquisas sugerem que a tarefa não será nada fácil. De acordo com uma nova pesquisa da Associated Press-GfK poll, 52% do público americano desaprova o tratamento de Obama sobre a questão da saúde. As informações são da Dow Jones.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ