Os Estados Unidos vão apoiar o Japão no esforço de reconstrução do país depois do terremoto devastador de março, disse o presidente Barack Obama na quinta-feira. Ele está confiante de que o Japão vai emergir dessa crise mais forte do que nunca.
Obama, que se encontrou com o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, durante a reunião do G8 na França, disse que os Estados Unidos vão apoiar o seu aliado no processo de reconstrução.
"Os Estados Unidos vão ficar ao lado do Japão pelo tempo que for necessário para que o país se recupere", disse Obama.
O presidente norte-americano afirmou que os dois países vão continuar a trabalhar juntos no Afeganistão, no Paquistão e na segurança da Ásia Oriental, citando a Coreia do Norte e a "estrutura de segurança de longo prazo" na região. Ele disse que ambos tentam expandir as oportunidades de negócio.
Obama elogiou Kan, com quem se encontrava pela primeira vez desde o terremoto, pela sua "liderança em um período de grande crise em seu país."
Kan agradeceu Obama pelo apoio norte-americano, incluindo os esforços de socorro naval, e disse que isso vai ajudar o Japão a se recuperar.
"O povo japonês está profundamente grato pelo o que os Estados Unidos fizeram", disse. Kan deve fazer uma visita oficial aos Estados Unidos em setembro, de acordo com autoridades dos EUA.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano