Nova Iorque - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem no seu primeiro discurso perante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, que o mundo precisa se comprometer com "uma nova era de engajamento". "Está na hora de o mundo caminhar em uma nova direção. Precisamos nos comprometer com uma nova era de engajamento baseada nos interesses mútuos e no respeito mútuo."
"Minha tarefa é agir pelo interesse do meu país e do meu povo. Nunca foi pedir desculpas por fazê-lo. Mas a minha crença é que os interesses das nações e dos povos são comuns", disse Obama. "Mas não se enganem: esse não pode ser um objetivo só dos EUA. Os que criticavam os EUA por agirem sozinho não podem esperar que os EUA solucionem todos os problemas do mundo sozinhos."
"O caminho para a paz mundial não pode ser trabalho de um homem, um partido ou um país. Não pode ser uma paz para os países grandes ou para os países pequenos, mas um esforço cooperativo do mundo todo", disse Obama, citando o presidente dos EUA Franklin Roosevelt (1933-45).
Pilares
O americano afirmou acreditar que o futuro depende fundamentalmente de quatro pilares: a busca pela não proliferação e o desarmamento nuclear; a promoção da paz e a segurança; a preservação do planeta; e a criação de uma economia global que dê oportunidade a todos.
No discurso, Obama ainda disse crer que democracia e direitos humanos sejam essenciais para atender as metas globais e defender ainda direitos iguais para homens e mulheres e a liberdade de expressão.
O presidente americano falou também sobre o papel da ONU e afirmou que a instituição pode ser um "lugar no qual nos focamos naquilo que nos divide ou naquilo que nos une". Ele pediu aos países que dobrem seus esforços para melhorar o trabalho da instituição no mundo.